As principais disciplinas do curso são Desenho, para elaboração e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura, Tecnologia dos Materiais de Construção, para selecionar e controlar a qualidade dos materiais, Tecnologia das Construções, para supervisionar e aprimorar os processos de construção, Planejamento e Controle das Obras, para assegurar o cumprimento dos prazos e custos. Entre outras disciplinas, o aluno utiliza Matemática, para calcular proporções, áreas e volumes, e Química, para o aluno entender as propriedades dos materiais.
Onde atuar
Em escritórios, auxilia e elabora projetos de arquitetura e engenharia civil, dentro dos limites regulamentados. Em obras, atua no planejamento e fiscalização das obras de construção civil. Também pode trabalhar com assessoria técnica, consultor de tecnologias ou na prestação de serviços de manutenção e reparos prediais.
Onde trabalhar
Escritórios de engenharia civil e arquitetura, obras, laboratórios, comércio, autônomo.
Disponibilidade
Ingresso: As vagas são limitadas e, para o ingresso, é preciso ser aprovado no processo seletivo, chamado de Vestibulinho:
Público-alvo: candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio a partir do segundo ano.
Sobre o curso: formação técnica de nível médio, com duração três semestres, capacita o aluno com conhecimentos práticos e teóricos para atuar em diversas áreas do setor produtivo.
Duração: 3 semestres
Modalidade: totalmente presencial.
Formação: ao concluir o curso o estudante recebe o diploma de técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional.
Ingresso: o Vestibulinho para ingresso nessa modalidade é realizado semestralmente (primeiro semestre entre maio e junho, e no segundo semestre, entre setembro e novembro). Observação: caso não o candidato não seja aprovado no processo seletivo, poderá tentar outra oportunidade em outro Vestibulinho.
Sobre o curso: composto por três séries anuais articuladas, em período integral.
A matriz curricular inclui componentes curriculares voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho.
Duração: 3 anos
Formação: ao completar as três séries, além de ter concluído o Ensino Médio, o aluno obterá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior.
Ingresso: o Vestibulinho para ingresso nessa modalidade é realizado anualmente. A inscrição ocorre no final do segundo semestre (entre setembro à novembro).
Período: Manhã das 07h10 às 12h30 / Tarde: 13h às 18h20