Filtro de Daltonismo

Comércio Exterior

Foto de Pixabay no Pexels

O conteúdo do curso inclui contabilidade, tributação, espanhol e inglês instrumentais, logística, administração, marketing, ética e cidadania organizacional, tributação, cálculo estatístico e financeiro, técnica de negociação e legislação do comércio exterior.

Onde atuar

O técnico em Comércio Exterior atua na coleta e processamento de informações sobre os trâmites legais e logísticos de importação e exportação. Acompanha e realiza as etapas do processo de desembaraço de mercadorias, como vistoria aduaneira, elaboração e encaminhamento do pagamento de taxas e impostos, além da apresentação de documentos à receita federal e outros órgãos do setor.

Outras funções desempenhadas por este profissional são o registro da operação de importação e exportação de mercadorias, monitoramento do câmbio de moedas estrangeiras e apoio aos importadores e exportadores na elaboração de documentos.

Onde trabalhar

Portos, empresas de importação e exportação, indústria, comércio, agronegócio, consultorias de logística, instituições financeiras e órgãos do terceiro setor. O técnico está capacitado ainda a ocupar cargos públicos em secretarias, ministérios e órgãos federais.

Disponibilidade

Ingresso: As vagas são limitadas e, para o ingresso, é preciso ser aprovado no processo seletivo, chamado de Vestibulinho:

Público-alvo: candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio a partir do segundo ano.

Sobre o curso: formação técnica de nível médio, com duração três semestres, capacita o aluno com conhecimentos práticos e teóricos para atuar em diversas áreas do setor produtivo.

Duração: 3 semestres

Modalidade: totalmente presencial.

Formação: ao concluir o curso o estudante recebe o diploma de técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional.

Ingresso: o Vestibulinho para ingresso nessa modalidade é realizado semestralmente (primeiro semestre entre maio e junho, e no segundo semestre, entre setembro e novembro). Observação: caso não o candidato não seja aprovado no processo seletivo, poderá tentar outra oportunidade em outro Vestibulinho.

Período: Noite das 18h50 às 22h50.